REGISTROS

NOTÍCIAS

Sessão Cultural da ASRM destaca a Arte Sacra nas Missões Jesuíticas

 

Dando continuidade às Sessões Culturais da ASRM, o presidente Luiz Lavinsky e a diretora cultural, acadêmica Miriam Oliveira, convidam para a próxima reunião, a partir das 18h da terça-feira (14), abordando o tema “A Arte nas Missões Jesuíticas dos Guaranis”.

O palestrante será o doutor em História da Arte e Arquitetura pela PUC RJ e pesquisador de arte sacra, Flávio Gil. O convidado possui Mestrado em História da Arte -Escola de Belas Artes – Universidade Federal do Rio de Janeiro; é especialista em Cultura e Arte Barroca da Universidade Federal de Ouro Preto e formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do Conselho Municipal de Cultura da cidade de Porto Alegre pelo segmento de Patrimônio Histórico e Sócio Benemérito da Associação dos Conservadores e Restauradores do Rio Grande do Sul (ACOR-RS).

A perspectiva é de uma verdadeira aula de um período importante da história do estado permeando os séculos 17 e 18 e o Tratado de Madrid celebrado por Portugal e Espanha envolvendo os 30 povoados indígenas catequizados, chegando à atualidade da criação dos museus de arte sacra, como o de São Miguel das Missões cujo prédio foi projetado pelo renomado arquiteto Lúcio Costa e que preserva peças em pedra, cerâmica e madeira utilizadas na confecção de esculturas, com imagens religiosas inspiradas nas pregações jesuíticas.

Conforme a diretora cultural será mais um momento de confraternização e ampliação de conhecimento. “Sintam-se à vontade para convidar familiares e amigos, que serão bem-vindos no ambiente da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina”, afirma ela.

A sessão, em formato virtual, transmitida pela plataforma Zoom, pode ser acessada pelo ID 856 3939 7843  ou pelo link https://us02web.zoom.us/j/85639397843