REGISTROS

NOTÍCIAS

REUNIÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA ASRM: Nanotecnologia nos fármacos a favor da vida

Com cerca de 50 medicamentos produzidos em nanoescala – em escala atômica e molecular – a aplicação da nanotecnologia na farmacologia completa 27 anos de concreta realidade. E, nestes tempos de pandemia da Covid 19, o uso desta tecnologia registra a elaboração de duas vacinas, pela Moderna e Pfizer oferecidas no mercado de nanotecnologia -que movimenta mais de 3 milhões de dólares, projetando dobrar este valor em 2025.

 

Se essa utilização já é tão positiva, o futuro certamente reserva imensas possibilidades de avanços tecnológicos práticos, como demonstrou o professor e pesquisador Josimar Eloy, da faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Ceará na noite desta terça-feira (29) durante a primeira reunião de Ciência e Tecnologia da ASRM em 2022, conduzida pelo diretor da área, acadêmico Roberto Giugliani.

 

A elogiada apresentação de Eloy, com gravação disponível neste site, apresentou uma panorama da utilização da nanotecnotecnologia em fármacos desde 1995, especialmente no combate aos cânceres de pele, mama e próstata. O professor recorreu à animação visual para facilitar a ilustração da movimentação das nanopartículas encapsuladas, comparadas a diminutos cavalos de troia, só perceptíveis com microscópio eletrônico, dentro dos vasos sanguíneos para surpreender e destruir células doentes.

 

O palestrante também abordou o progresso científico que já ocorre no Brasil, exemplificando com o trabalho que realiza em Fortaleza, onde dirige o grupo de pesquisas do Cedefar – Centro de Desenvolvimento e Ensaios Farmacêuticos (https://cedefar.ufc.br) da universidade, com experimentos da performance de fármacos e artigos científicos relevantes já publicados.

 

Assista ao vídeo da reuniãp clicando AQUI