REGISTROS

NOTÍCIAS

Posse da diretoria liderada por Luiz Lavinsky é prestigiada pelo governador

O governador Eduardo Leite foi um dos participantes especiais da posse da diretoria da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM), liderada pelo novo presidente Luiz Lavinsky, ocorrida na manhã de sábado (29), sob o testemunho virtual de acadêmicos, colegas médicos e convidados da transmissão na plataforma Zoom, além de internautas no Youtube. Em sua manifestação, o novo presidente salientou a importância da Academia avançar, com ousadia e parcimônia, nas ações que têm caracterizado a entidade em sua missão de honrar seu compromisso ético, contribuindo com a comunidade,com o estudo da medicina e com a ciência. “Os membros da diretoria estão imbuídos do desejo de deixar um legado para a instituição, para a Medicina sul-rio-grandense e para a sociedade”, disse o otorrinolaringologista Lavinsky apresentando sua diretoria executiva, o novo Conselho Consultivo de ex-presidentes e as 10 diretorias regionais recém criadas.

Os dois vice-presidentes são o nefrologista Valter Duro Garcia e o traumatologista e ortopedista Luiz Marczyk, respectivamente, primeiro e segundo vice-presidentes. Também integram a nova gestão o imunologista Jorge Neumann como primeiro secretário, a radiologista Beatriz Bohrer do Amaral como segunda secretária, o cirurgião geral Cleber Dario Pinto Kruel como tesoureiro e o cardiologista Waldomiro Carlos Manfroi como orador oficial.

Os seguintes acadêmicos responderão pelas diretorias: psiquiatra e psicanalista Sérgio de Paula Ramos (Atividades Científicas e Cursos);endocrinologista Miriam da Costa Oliveira (Cultura); cirurgião torácico Darcy Ribeiro Pinto Filho (Publicações); sanitarista Germano Mostardeiro Bonow (Relações Interinstitucionais); pneumologista Luiz Carlos Corrêa da Silva (Campanhas); psiquiatra Paulo Belmonte Abreu (Comunicação); cirurgião cardiovascular Paulo Prates (Memória da Medicina Rio-Grandense); geneticista Roberto Giugliani (Ciência e Tecnologia), pneumologista Rogério Xavier (Polos Regionais) e cardiologista Rogério Sarmento- Leite (Novos Talentos).

No conselho consultivo, figuram Aloyzio Achutti, Luiz Rohde, Carlos Gottschall, José J. Camargo, Luis Fernando Job Jobim, Gilberto Schwartsmann e Carlos Henrique Menke.

O novo presidente anunciou a retomada do Fórum de Desenvolvimento da Academia (interrompido pela pandemia), a continuidade revitalizada do Programa Novos Talentos e a criação de novos cursos e eventos.

 

TRINTA ANOS

O presidente que se despediu do posto, Carlos Henrique Menke, realizou um resumo da prestação de contas dos seus dois mandatos sucessivos (2019/2020 e 2020/2021 divididos pelos formatos presenciais e virtuais por conta da inesperada pandemia da Covid 19 que surpreendeu o mundo impondo restrições sanitárias como o distanciamento social. Menke discorreu, brevemente, sobre a história da entidade, as ações realizadas e louvou a dedicação individual de todos os colaboradores.

 

SALVAR VIDAS

Agradecendo o suporte de entidades médicas e científicas -como a ASRM-  que lhe permite coragem para  coordenar a luta do governo estadual para combater o vírus letal, o primeiro chefe de Executivo a participar do evento solene na entidade, no qual os acadêmicos envergam sobrecasaca verde (chamadas pelerines),abordou o assunto durante cerca de 30 minutos.

Com a ajuda de slides explicativos de gráficos e quadros com ações realizadas desde 2020 – no marco inicial do seu próprio aniversário, no dia 10 de março – até os dias atuais, mostrou uma persistente preocupação com o aumento de casos da doença que ainda continuam neste momento.   também brindou todos com novidades alvissareiras para a sociedade gaúcha. Em setembro ou outubro, garantiu ele, a vacinação contra a Covid 19 estará concluída no território riograndense imunizando pessoas com mais de 18 anos. Antes, nos próximos 10 dias, os professores também estarão totalmente imunizados, se as doses prometidas pelo Ministério da Saúde chegarem no prazo previsto.

Ao final lembrou uma expressão extraída da obra “A lista de Schindler”, segundo a qual aquele que salva uma vida, salva a humanidade inteira. E arrematou: “Saúdo vocês que escolheram uma profissão para salvar vidas”.

 

ILUSTRES CONVIDADOS

Entre os participantes convidados, destacam-se os drs. Carlos Isaia Filho, Presidente do CREMERS ; Eduardo Neubarth Trindade, Vice-Presidente do CREMERS; Marcelo Marcillac Matias, Presidente do SIMERS; Marcos Rovinski , vice-presidente do SIMERS; Gerson Junqueira Jr., Presidente da AMRIGS; Paulo Emílio Skusa Morassutti, Vice-Presidente da AMRIGS;Ricardo Breier,presidente da OAB-RS; Geraldo Jost, Pró-Reitor de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS; Tatiana de la Justina, Conselheira Federal do Conselho Federal de Medicina;  Nadine Clausell, Diretora Presidente do HCPA; Lúcia Kliemann, Diretora da FAMED/UFRGS; Fernando Grillo Gomes,Presidente da Fundação Médica  do Rio Grande do Sul; Vicente Herculano Silva, Presidente da FBAM;  Jefferson Luís Braga da Silva, Diretor da Escola de Medicina da PUCRS ; Guido Palomba, Diretor Cultural da Academia Paulista de Medicina; José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Academia Paulista de Medicina; Sabine Braga Chedid,Presidente da Academia Passofundense de Medicina; Carlos Ricardo Chagas, Presidente da Academia Brasileira de Mastologia; Euderson Kang Tourinho, Presidente da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro; Lúcia Campos Pellanda, Reitora da UFCSPA; Luiz Antônio Nasi,Diretor Médico do Hospital Moinhos de Vento; Rafael Cremonese, Diretor do Hospital Mãe de Deus; Júlio Flávio Dornelles de Matos,Diretor Geral da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; Arita Bergmann,Secretária da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul; Carlos André Bulhões Mendes, Reitor da UFRGS; Eduardo Baptistella, Presidente da ABORL – CC; Edson Ibrahim Mitre, Presidente da Associação Brasileira de Otologia;. Carlos  Brinckman, Presidente da ASSOGOT- CCF

 

DISCURSO DO NOVO PRESIDENTE NA ÍNTEGRA

SAÚDO E AGRADEÇO, A HONROSA PARTICIPAÇÃO NESTE EVENTO DA NOSSA MAIS ALTA AUTORIDADE DO ESTADO, EXMO SR. EDUARDO LEITE, MUI DIGNO GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, AO FAZÊ-LO ESTENDO MINHA SAUDAÇÃO E AGRADECIMENTO PELA PARTICIPAÇÃO DAS AUTORIDADES JÁ NOMINADAS.  SAUDO IGUALMENTE A TODOS ACADÊMICOS E OUTROS PARTICIPANTES QUE CONFIRMARAM PRESENÇA DE VÁRIAS PARTES DO PAÍS, DO URUGUAI E ARGENTINA.

É UMA GRANDE RESPONSABILIDADE ESTAR À ALTURA DE UMA TRADIÇÃO QUE REMONTA APROXIMADAMENTE 2.400 ANOS, QUANDO PLATÃO CRIOU A ACADEMIA DE ATENAS.

TRATAVA-SE DA PRIMEIRA UNIVERSIDADE DA HISTÓRIA, NA QUAL GRUPOS DE SEUS SEGUIDORES RECEBIAM EDUCAÇÃO FORMAL DESTINADA A ENSINAR FILOSOFIA A ADULTOS LETRADOS, UMA ESPÉCIE DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO, CUJO NOME SE GENERALIZOU PARA DENOMINAR SOCIEDADES DE SÁBIOS, FILÓSOFOS, CIENTISTAS, POETAS E ARTISTAS.

NO BRASIL, A CÉLULA MATER DAS ACADEMIAS DE MEDICINA É A ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA, FUNDADA EM 1829, COM PAPEL FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO E NA VALORIZAÇÃO CIENTÍFICA E ÉTICA DA PROFISSÃO MÉDICA. APROVEITO PARA SAUDAR O PROF. DR. RUBENS BELFORT MATTOS JR. SEU PRESIDENTE QUE NOS HONRA COM SUA PRESENÇA. A NOSSA ACADEMIA SUL-RIO-GRANDENSE DE MEDICINA (ASRM), QUE COMPLETOU 30 ANOS DE EXISTÊNCIA, TEM COMO OBRIGAÇÕES ESTATUTÁRIAS CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO DA MEDICINA; COLABORAR COM AUTORIDADE EM ASSUNTOS RELACIONADOS A SAÚDE E PROBLEMAS CORRELATOS, APRESENTANDO SUGESTÕES E SOLICITANDO PROVIDÊNCIAS; MANTER O INTERCÂMBIO COM ENTIDADES AFINS; CULTIVAR A MEMÓRIA E AS TRADIÇÕES DA MEDICINA, ENTRE OUTRAS.

NESTE MOMENTO, ENCONTRO-ME COM SENTIMENTOS CONFLITANTES. PRIMEIRO, DE ALEGRIA, POR TER A OPORTUNIDADE DE OFERECER UMA CONTRIBUIÇÃO PESSOAL PARA A ASRM, QUE TAMBÉM SE ESTENDE PARA A TODA DIRETORIA. POR OUTRO LADO, TENHO CONSCIÊNCIA DA RESPONSABILIDADE QUE É EXERCER A LIDERANÇA DESTA CASA COM ARTE E FORÇA, FAZENDO COM QUE SUAS OBRIGAÇÕES ESTATUTÁRIAS SEJAM CUMPRIDAS NA SUA PLENITUDE E COM QUE POSSA SER MANTIDA A CURVA ASCENDENTE ADVINDA DAS AÇÕES DE OUTRAS GESTÕES. DIRIGIR BEM UMA ACADEMIA É PROPICIAR QUE ELA OFEREÇA À MEDICINA E À SOCIEDADE UMA CONTRIBUIÇÃO NA ESFERA DA ÉTICA, DA IDENTIFICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS, ALÉM DE PROPICIAR PARECERES ISENTOS E PRODUTIVOS PARA AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PROMOVER A CIÊNCIA, A PESQUISA E O ENSINO DA MEDICINA.

ATINGIR ESSAS METAS SERIA UTÓPICO SE NÃO FOSSE PELA EQUIPE PUJANTE E CAPAZ DE CÉREBROS PRIVILEGIADOS, COM APTIDÕES DIVERSIFICADAS, QUE SE COMPLETAM. A EQUIPE É FORMADA POR CARGOS ADMINISTRATIVOS, 10 DIRETORIAS E UM CONSELHO CONSULTIVO DE EX-PRESIDENTES. GOSTARIA DE APRESENTÁ-LOS:

 

 

TRABALHAREMOS COM OUSADIA E IMPULSIONADOS POR UTOPIAS QUE DESEJAMOS QUE SE TRANSFORMEM EM REALIDADE.

CADA DIRETORIA TERÁ METAS ESPECÍFICAS. TERMINAREMOS O PROJETO “FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO”, QUE FICOU IMPEDIDO DE OCORRER POR RAZÕES DA PANDEMIA. DAREMOS NOVOS PASSOS NO PROGRAMA “NOVOS TALENTOS”. AINDA, VAMOS TRABALHAR PARA GERAR NOVAS ATIVIDADES, COMO CURSOS E EVENTOS DA ACADEMIA, PARA DINAMIZAR AS ATIVIDADES E VIABILIZAR FINANCEIRAMENTE A ASRM, ENTRE OUTRAS AÇÕES. COMO DIZIA ALBERT EINSTEIN: “ALGO SÓ É IMPOSSÍVEL ATÉ QUE ALGUÉM DUVIDE E RESOLVA PROVAR O CONTRÁRIO”. EU AINDA ADICIONARIA: ATÉ QUE SE TENHA UMA EQUIPE COMO A ENUMERADA ACIMA.

PRETENDEMOS TOMAR ALGUMAS ATITUDES MAIS OUSADAS, COM A DEVIDA PARCIMÔNIA QUE UMA INSTITUIÇÃO COMO A NOSSA EXIGE. COMO AFIRMOU ALEXANDER GRAHAM BELL: “NÃO ANDE APENAS PELO CAMINHO TRAÇADO, POIS ELE CONDUZ SOMENTE ATÉ ONDE OS OUTROS JÁ FORAM”.

OS MEMBROS DE TODA A DIRETORIA ESTÃO IMBUÍDOS DO DESEJO DE DEIXAR UM LEGADO PARA A INSTITUIÇÃO, PARA A MEDICINA SUL-RIO-GRANDENSE E PARA A SOCIEDADE. QUE SEMPRE REINE ENTRE NÓS O IDEALISMO, A BOA VONTADE E A EFICIÊNCIA, SEM PERDERMOS A SENSIBILIDADE SOCIAL.

VAMOS TENTAR MANTER A CURVA ASCENDENTE DA ASRM, A FIM DE QUE A ACADEMIA CONTINUE GERANDO SATISFAÇÃO E ORGULHO PARA AQUELES QUE PERTENCEM A ELA. COM ISSO, ALMEJAMOS QUE TODOS OS ACADÊMICOS SEJAM PARTICIPANTES ATIVOS DO PROCESSO.

PERTENCI À DIRETORIA DE QUATRO GESTÕES, TENDO COMO PRESIDENTES OS DRS. TELMO PEDRO BONAMIGO, LUIZ FERNANDO JOBIM, GILBERTO SCHWARTSMAN E CARLOS HENRIQUE MENKE, COM OS QUAIS APRENDI MUITO. HOMENAGEIO A TODOS PELA ABNEGAÇÃO E APROVEITO PARA FELICITAR O DR. CARLOS HENRIQUE MENKE, QUE ME PASSA O CARGO, PELO COMPROMETIMENTO COM A INSTITUIÇÃO E COM A FORMA COMO CONDUZIU OS TRABALHOS.

DESEJO MANIFESTAR, EM MEU NOME E DE TODOS DA FUTURA DIRETORIA, O NOSSO AGRADECIMENTO PELA CONFIANÇA. AINDA, DESEJO AGRADECER À MINHA ESPOSA, AOS MEUS FILHOS E AO MEU IRMÃO PELO PERMANENTE APOIO E INCENTIVO.

AGRADEÇO EM NOME DE TODOS OS MEMBROS DA ASRM AO EXMO. SR. GOVERNADOR EDUARDO LEITE POR ACEITAR O NOSSO CONVITE, DEIXANDO UMA MARCA INDELÉVEL NESTA ACADEMIA POR NOS PRESTIGIAR COM SUA PRESENÇA E COM A SUA PALESTRA: “A LUTA CONTRA A PANDEMIA DA COVID-19 NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL”.

ENCERRO E PASSO A PALAVRA AO NOSSO COORDENADOR DA CERIMÔNIA DE POSSE, PARA QUE DÊ SEGUIMENTO CONVIDANDO O EXMO SR. GOVERNADOR PARA QUE FAÇA O SEU PRONUNCIAMENTO.

 

MUITO OBRIGADO.

 

——————–

 

DISCURSO DO DR. CARLOS MENKE

Autoridades………………………………………………

Confrades e Confreiras:

Senhor Governador esta é a primeira vez na história da Academia que a autoridade máxima do nosso estado comparece a uma cerimônia de posse e por isto lhe ficamos muito gratos;

Primeiramente, eu gostaria de falar-lhes – e dirijo-me especialmente ao Governador e ao Presidente Rubens Belfort Jr, que não nos conhecem – sobre a nossa ACADEMIA: ela foi fundada em 19.05.1990, como uma associação sem fins lucrativos com o principal objetivo de difundir, engrandecer e defender a boa Medicina, sempre a serviço da comunidade.

Naquele longínquo dia, reuniram-se na Provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, 19 médicos de diferentes especializações e estabeleceram os fundamentos da denominada Academia Sul-Rio-Granden de Medicina. Na ocasião, o Prof. Rubens Maciel, respeitado cardiologista, declarou: “Temos hoje a imensa responsabilidade da escolha dos nomes para o quadro efetivo da nova instituição, devendo sempre dar prioridade ao desenvolvimento cultural e científico nas grandes questões, pois a Academia sobreviverá às nossas pessoas. Repito: a Academia sobreviverá às nossas pessoas. Necessitamos sempre cogitar das qualidades éticas, científicas e morais dos membros a serem indicados.”

O CAMINHO estava traçado, por ele seguimos e aqui estamos nos dias atuais. Somos agora 88 membros entre Titulares, Eméritos, Honorários e Correspondentes, eleitos por seus pares e que formam um corpo único na Medicina gaúcha: cada um no seu nicho, na sua especialidade,

contribuindo para o cumprimento de nossa missão institucional. Agregaram-se a eles os 13 integrantes do Programa dos Novos Talentos, jovens qualificados e comprometidos com o futuro da ACADEMIA.

Crescemos e nos consolidamos.

Em maio de 2012, tive a alegria de ser escolhido como Membro Titular desta agremiação, apadrinhado pelos acadêmicos Gilberto Scwartsmann e Cláudio Marroni. Formamosum grupo instigante, que discute ciência, cultura e temas sociais, num ambiente de grande camaradagem, nas reuniões do último sábado do mês, assistindo palestras de alto nível , debatendo, desfrutando do Café Acadêmico e – por que não? – jogando conversa fora.

Alguém disse que a “ Academia é um bom lugar para envelhecer”. É verdade, aqui, como fazia Platão nos subúrbios de Atenas, amadurecemos o espírito, crescemos em sabedoria e compartilhamos com os mais jovens.

Aconteceu em 2019 de eu ser eleito Presidente desta casa – uma honra que me emocionou muitíssimo. Assumi entusiasmado com vários projetos em mira e uma grande motivação: em 2020 comemoraríamos o nosso 30 Aniversário . Auxiliados por uma aguerrida Diretoria, montamos uma programação digna dessa efeméride com toda a pompa e circunstância como requer a vida acadêmica.

Mas aía conteceu algo que ninguém esperava – nem nós, nem o Senhor, Governador: irrompeu O CORONAVIRUS! Que tumulto, quanta incerteza!

O senhor envolvido com a estratégia do controle da epidemia, com a cor das bandeiras e nós, tentando fazer a Academia se adaptar, sobreviver.

A partir de 16 de março de 2020, mudamos radicalmente: as atividades presenciais foram suspensas e,assim, toda as celebrações do 30 aniversário. Por incrível que pareça, há um ano e dois meses não temos contato físico, não apertamos a mão de nenhum colega acadêmico.

No entanto, depois de quase 3 meses de reacomodação, aprendendo tudo sobre vídeo-conferências e lives – o nosso auditório passou a ser a plataforma ZOOM – a Academia ressurgiu no mundo virtual. Todas as sessões científicas, administrativas e de Literatura e Medicina tornaram-se remotas e tiveram êxito porque o número de participantes aumentou expressivamente.

Destacamos algumas realizações desta gestão:

  • Publicação do Livro dos 30 Anos, obra que contem boa parte da História da Medicina gaúcha.
  • Curso de Educação em Saúde para Leigos, foram 13 edições, nas manhãs de sábado, ministradas pelos Novos Talentos e focando a prevenção .II Encontro das Academias Sul-Rio-Grandense e Paulista de Medicina
  • Ingresso de três novos Membros Titulares e dois Honorários
  • Outorga de dois Prêmios da Academia, 2019 e 2020
  • Colóquios do Decano João Gomes Mariante na última Feira do Livro.

Agora os agradecimentos:

Em primeiro lugar, quero agradecer a todos os acadêmicos e acadêmicas pela confiança depositada e pela honra de comandar esta magnífica casa por dois anos. Aos ex-presidentes na ativa- Schwartsmann, Jobim, Camargo, Rohde, Gottschal, Ferreira, Achutti digo que a herança deixada por vocês facilitou muito a nossa missão.

O meu mais alto voto de louvor vai para esta extraordinária Diretoria que me acompanhou no período. Nomeio-os um a um:

  • Luiz Lavinsky – 1 Vice Presidente e agora Presidente, Administra tão bem quanto aconselha,
  • Sérgio de Paula Ramos – 2 Vice, o Psiquiatra, o estabilizador do grupo, organizador da programação científica e nosso instrutor no desbravamento do ZOOM
  • Cleber Dario Pinto Kruel – 1 Secretário, redator das atas e guardião da memória da Academia.
  • Jorge Milton Neumann – 2 Secretário, co-responsável pelas atas e, também, grande conselheiro. Ele é piloto de voo a vela e plana com segurança sobre qualquer assunto.
  • Miriam da Costa Oliveira – Tesoureira, sob a sua vigilância, as nossas finanças andaram bem. Principal mentora dos nossos ensaios fotográficos, reunidos em um livreto, sob o nome de Confinarte – A Arte no Confinamento.
  • Germano Mostardeiro Bonow – que orador de excelência! E , além disso, nosso orientador, nosso guru político.
  • Rogério Gastal Xavier – Assessor Cultural, corpo e alma dos Encontros de Literatura e Medicina. Uma usina de ideias.
  • Luiz Carlos Correa da Silva – Assessor de Informática, renovou a nossa página na internet, continuou a sua luta contra o tabagismo e inventou a expressão Confinarte.
  • Darcy Ribeiro Pinto Filho – Assessor de Publicações, organizador dos Anais da Academia e sempre nos brindando com soluções criativas.

Umas das principais características dessa equipe é que nenhum de seus integrantes se restringiu às atribuições específicas do cargo e sim participavam da condução geral da entidade. E isso resultou em eficiência, compactação e numa amizade duradoura.

Agradecimento especial a Secretária Márcia Macedo, que muito nos ajudou nessa árdua travessia.

Nossa gratidão se estende aos jornalistas André Simas Pereira e Diogo Baigorra, que se encarregaram da comunicação com a mídia e funcionamento do site.

Aos AcadêmiCos Waldomiro Manfroi, Blau Fabrício de Souza, Carlos Gottschall e Darcy Ribeiro Pinto Filho, o nosso muito obrigado pelo ótimo trabalho na edição do Livro dos 30 Anos.

O nosso apreço e gratidão ao apoio dado pelas entidades co-irmãs CREMERS, AMRIGS, SIMERS, UNICRED, UNIMED FEDERAÇÃO e UNIMED PORTO ALEGRE ,parceiras inseparáveis e orgulho da comunidade médica.

Por último, fica um registro sentimental: até o momento, nestes incríveis tempos de pandemia, não perdemos nenhum acadêmico para o Covid 19 entre os acadêmicos!

Oxalá assim continue!

Agora me despeço. Fiz o que pude, mas sei que muito mais o presidente Lavinsky e sua diretoria farão nos próximos dois anos.

Disto tenho certeza!

Obrigado!