REGISTROS

NOTÍCIAS

Novo livro do acadêmico Schwartsmann é uma homenagem ao escritor Marcel Proust

O acadêmico Gilberto Schwartsmann vai lançar, no dia 29 de junho, no Foyer do Theatro São Pedro, seu mais novo livro, intitulado “A amante de Proust”.

Nesta obra, o autor faz uma homenagem singular, com a sua marca, ao escritor Marcel Proust, cuja qualidade literária é incontestável e mítica.

Conforme trecho extraído da sinopse da publicação, “o livro trabalha a magia da poesia dentro da prosa. No início da narrativa o texto se abre a um tipo alegórico como na “arte total” tão sonhada por Richard Wagner em suas óperas. O leitor navega na certeza de que esse objetivo foi intuitiva e genialmente atingido por Proust em sua monumental ‘À la recherche du temps perdu’.

O romance de Schwartsmann procura navegar entre o espírito moderno e o imaginário riquíssimo de Proust, mesclando o perfil da personagem com a psicanálise de Freud numa história que percorre o universo amoroso de uma mulher que, em seu tempo, avança o próprio tempo moral para discutir as suas relações existenciais. Um texto e uma experiência entre o ser e a linguagem proustiana, o que poderá fortalecer ainda mais a paixão de um leitor pela obra de um dos maiores escritores de todos os tempos”.