REGISTROS

NOTÍCIAS

Nota de Pesar 

FOTO: Wanderlei Oliveira

 

A Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM) manifesta profundo pesar e grande tristeza pelo falecimento, ontem (15/06), em Porto Alegre, da Médica Valderês Antonietta Robinson Achutti, esposa do ex-presidente da entidade Acadêmico Aloyzio Cechella Achutti.

Natural de Caxias do Sul, a dra. Valderês conheceu o futuro marido em Santa Maria sendo decisiva na escolha da carreira profissional de Achutti ao persuadi-lo a trocar os planos de estudar Engenharia pela Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na capital, onde casaram em 1957.

Com trajetória médica bastante destacada, a dra. Valderês construiu um currículo notável, com títulos de Especialista em Medicina Interna pela AMB, em Cardiologia e especialização em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública da Secretaria da Saúde do RS e Fundação Instituto Oswaldo Cruz em 1978. Participou da Equipe de Planejamento e de várias Campanhas da Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente do Estado do RS. Foi professora de Semiologia da Fundação Faculdade Católica de Medicina em 1970, e da Faculdade de Medicina da PUCRS de 1977 a 1992. Foi professora da Disciplina de Cardiologia da PUCRS de 1977 a 1992.; médica do Instituto de Cardiologia do Estado do RS 1965 a 1977 e do Serviço de Cardiologia do Hospital Universitário da PUCRS de 1977 a 1990. Médica Clínica da Secretaria da Saúde do Estado do RS, por concurso público, aposentou-se em 1992. Sócia da AMRIGS, do Sindicato Médico do RS e da Sociedade Brasileira de Cardiologia foi também médica do Corpo Clínico do Hospital Moinhos de Vento, do Hospital Mãe de Deus e do Instituto de Cardiologia. Médica Cooperada da UNIMED e da UNICRED foi uma das dez médicas do RS homenageadas pelo Museu da História da Medicina e pelo Sindicato Médico representando a Mulher e Práticas de Saúde no RS.

Participou em atividades em diversos Congressos Científicos no país e no exterior. É coautora de vários artigos científicos e capítulos de livros publicados no país e no exterior

O casal Achutti teve três filhos – Luiz Eduardo antropólogo, fotógrafo e professor da UFRGS, Ana Lúcia médica psiquiatra e Lucia Helena formada em comunicação e ciências jurídicas e sociais- e quatro netos: Júlia, Pedro Martin, Antônio e Eduardo. Os dois sempre uniram suas vidas ao trabalho e à família. Montaram consultório em conjunto, a cinco minutos de caminhada de sua casa, no bairro Menino Deus em Porto Alegre e viveram intensamente seus familiares e a profissão durante toda sua maturidade.

Com uma característica de personalidade extremamente vivaz, a dra. Valderez encantava a todos com seu ritmo de pensamento, diálogo fácil e grande empatia, deixando uma lembrança inesquecível.

A toda sua família, a ASRM expressa seus sentimentos de respeito e solidariedade por tão irreparável perda.

Acadêmico Luiz Lavinsky
Presidente