REGISTROS

NOTÍCIAS

ASRM participa de evento sobre trajetória médica de Moacyr Scliar

O evento de apresentação do livro “Moacyr Scliar: Medicina, Saúde Pública e História” na data de aniversário de 85 anos do escritor, ontem (23), à noite, na sede da Amrigs, contou com a presença do Acadêmico Valter Duro Garcia, vice presidente da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM), representando o presidente Luiz Lavinsky, ausente por motivo de força maior.

A ASRM apoiou institucionalmente a apresentação do livro de autoria do Acadêmico Germano Mostardeiro Bonow. Além de Duro Garcia, do autor e do anfitrião, presidente da Amrigs, Gerson Junqueira Jr, participaram da cerimônia o ex- secretário estadual da Saúde e ex-governador Jair Soares e a professora Judith Scliar, esposa de Moacyr durante 47 anos.

Colega de Scliar na Secretaria Estadual da Saúde, Bonow disse que a elaboração do livro exigiu exaustivas pesquisas durante cinco anos e que através da trajetória de um médico também aborda a história da Medicina no RS. Judith contou que o marido decidiu ser médico desde criança quando, assustado com as doenças que afetavam os familiares, impressionava-se com o poder de cura dos doutores.

Um dos escritores mais representativos da literatura brasileira contemporânea, com 74 obras publicadas e membro da Academia Brasileira de Letras, Moacyr Scliar foi médico especialista em saúde coletiva.

Foram suas experiências como estudante que inspiraram “Histórias de Médico em Formação”, sua primeira obra, de 1962.

Como parte da Programação de Aniversário de 250 anos da Cidade de Porto Alegre, o público pôde acompanhar o bate-papo gratuitamente no Auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul.

O evento também foi transmitido gratuitamente por meio da Sympla Streaming.