CULTURA

Cultura

Apresentação

O Artigo 1º do Estatuto da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina estabelece que “A ASRM… é uma associação sem fins lucrativos, com finalidade científica e cultural…”. Fiéis a esses preceitos, os membros da ASRM reúnem-se, além da atividade científica mensal, em atividades que propiciam a ampliação do conhecimento em outras áreas do saber, que não as estritamente ligadas à área das Ciências da Saúde, e que também promovam o congraçamento entre os pares.


Nesta Aba Cultural da página da Academia, discriminam-se as atividades extra científicas desenvolvidas na Gestão 2021-2022, sob a Presidência do Acadêmico Luiz Lavinsky.LI

NHA DE ESPAÇO

Sessões Culturais

As reuniões regulares tiveram início em 2016, com o nome de “Literatura e Medicina”, sob a Coordenação do Acadêmico Rogério Gastal Xavier. Sob sua condução foram realizados mais de 30 encontros, de reconhecido sucesso, listados no Relatório de Gestão 2019-2021 publicado no site da Academia, e debulhados em livro com esta temática específica, disponibilizado em 2021 pelo autor, Rogério Gastal Xavier.


Na gestão 2021-2022, foi aprovado um novo nome para as reuniões, “Sessões Culturais”, uma vez que alguns tópicos desenvolvidos já extrapolavam a área da literatura. Na realidade, os temas prioritários a serem desenvolvidos são o das Artes e o da História, em todas as suas expressões.

LINHA DE ESPAÇO

Calendário 2021 das Sessões Culturais ASRM

Registros das Sessões Culturais de 2021

LINHA DE SEPARAÇÃO

JUNHO

• Palestrante: Prof. Dr. Armindo Trevisan

• Título da Palestra: "Dante e a Divina Comédia - Um novo livro, apresentando um poeta vivo e legível, para um novo leitor".

• Material Complementar:

1. Roteiro original da palestra de Armindo Trevisan CLIQUE AQUI

2. Análise do novo livro de Armindo Trevisan “Por uma leitura atual da Divina Comédia, de Dante Alighieri” feita pelo acadêmico Prof. Dr. Waldomiro Manfroi CLIQUE AQUI

LINHA DE SEPARAÇÃO

JULHO

• Palestrante: Prof. Dr. José Francisco Alves

• Título da Palestra: “Os monumentos e obras de arte ao ar livre de Porto Alegre: patrimônio a preservar"

• Vídeo da palestra no YouTube CLIQUE AQUI

LINHA DE ESPAÇO

Produções Literárias dos Acadêmicos

Muitos acadêmicos publicam, além de material científico em diversos formatos: livros, capítulos e artigos, material literário na forma de romances, novelas, poesias, crônicas, contos, ensaios e registros históricos. Tais publicações nem sempre constam de seus currículos e são às vezes desconhecidas pelos próprios colegas. Decidiu-se, então, realizar um inventário da produção literária dos membros da Academia.


Inicialmente projetou-se a coleta da relação de livros completos escritos ou organizados. Posteriormente avançou-se para a área das coletâneas, fugindo do escopo do trabalho a relação de publicações em jornais e outros periódicos. Sem a pretensão de esgotar a listagem, segue a relação de obras publicadas pelos acadêmicos.

(Em breve...)

.