REGISTROS

NOTÍCIAS

Sessão Cultural desvenda tesouro dos museus de Porto Alegre

A sessão cultural da ASRM da terça-feira, dia 10 de agosto, terá um convidado que domina o tema proposto, desvendando os tesouros artísticos e patrimoniais guardados em acervos e museus públicos de Porto Alegre. O historiador, curador e crítico de arte Paulo Gomes (Paulo César Ribeiro Gomes) é Professor Associado no Bacharelado em História da Arte na UFRGS e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da mesma instituição. Ele atua como membro do Comitê de Acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli (PMPA) e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e coordena a Pinacoteca Barão de Santo Ângelo (Instituto de Artes / UFRGS).

É membro das seguintes instituições: AICA – Associação Internacional de Críticos de Arte, ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte, CBHA – Comitê Brasileiro de História da Arte e da ANPAP – Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.

Dentre suas publicações, destacam-se: MARGS 50 Anos (2005), Artes Plásticas no Rio Grande do Sul: uma panorâmica (2007), Pedro Weingärtner: obra gráfica (2008), 100 Anos de Artes Plásticas no Instituto de Artes da UFRGS (2012), Pinacoteca Barão de Santo Ângelo: Catálogo Geral 1910-2014 (2015), Zoravia Bettiol: o lírico e o onírico (2016), com Paula Ramos.

Este sólido e consistente currículo, por si só, garante o sucesso do evento, proposto pela diretora de Cultura, Acadêmica Miriam da Costa Oliveira, como um momento de dupla gratificação pelo enriquecimento cultural e pelo convívio social que proporciona aos acadêmicos e convidados, através da plataforma virtual Zoom.