REGISTROS

NOTÍCIAS

SESSÃO CULTURAL DA ASRM: Santa Casa de Porto Alegre: origens, trajetória e singularidades

Dando continuidade às Sessões Culturais da ASRM, o presidente Luiz Lavinsky e a acadêmica Mirian da Costa Oliveira convidam para a próxima reunião virtual na terça-feira, dia 9, a partir das 18h, que terá como palestrante a historiadora Véra Lúcia Maciel Barroso, pesquisadora, escritora e Coordenadora do Arquivo do Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre.

A convidada abordará um tema envolvendo a trajetória de 218 anos da instituição hospitalar, da Medicina e do próprio Rio Grande do Sul: “Santa Casa de Porto Alegre: origens, trajetória e singularidades”.

De acordo com ela, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é um patrimônio da cidade e do estado. Ela é um bem pelo qual “nós zelamos, nós cuidamos, fazemos tudo para conservá-lo”. A Misericórdia da capital abriga uma significativa parcela de evidências documentais, sob vários suportes, reveladoras da história e da cultura do Rio Grande do Sul. “O exame do seu acervo arquivístico e museológico (incluindo-se o Cemitério) demonstra que é impossível recompor a história de Porto Alegre e a do Rio Grande do Sul sem passar pelo mais antigo hospital em funcionamento no estado, que é a Santa Casa de Porto Alegre”, afirma. “Na verdade, sua história se confunde com a história de Porto Alegre e com a do seu estado”.

“A reunião nos oferecerá um momento de informações e relembranças”, diz a diretora de Cultura da ASRM. “Sintam-se à vontade para convidar familiares e amigos, que serão bem-vindos no ambiente da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina”.

ESPECIALISTA EM HISTÓRIA

A historiadora possui graduação em Ciências Sociais Plena pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974), graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), graduação em Estudos Sociais Curta pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1971), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), especialização em História do Rio Grande do Sul pela FAPA (1980) e doutorado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do RS (2006). Atuou no Curso de Graduação em História e em Cursos de Especialização em História e Educação na Faculdade Porto-Alegrense, entre 1985 e 2014. É historiógrafa do Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre, desde 1986. Tem experiência e vários trabalhos e obras organizadas na área de História, com ênfase em História do Brasil, História do Rio Grande do Sul e Patrimônio Histórico, atuando principalmente com os seguintes temas e linhas de pesquisa: memória e patrimônio, história oral, educação e ensino de História, história e cultura açoriana, tropeirismo, história agrária dirigida à cana-de-açúcar, povoamento e formação de municípios no RS e história da saúde É membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Participa do GT Ensino de História e Educação da ANPUH/RS. Coordena há 27 anos os Encontros dos Municípios Originários de Santo Antônio da Patrulha – Raízes, evento que reúne 78 municípios do Rio Grande do Sul. Coordena a Regional Sul da Associação Brasileira de História Oral (2016-2018).