REGISTROS

NOTÍCIAS

Sessão Cultural da Academia recebe artista plástica Clara Pechansky

A consagrada pintora gaúcha Clara Pechansky será a convidada especial da próxima Sessão Cultural da ASRM, que ocorrerá em formato virtual na terça-feira, dia 19, a partir das 18h. Com mais de 65 anos de carreira premiada, Clara Pechansky é desenhista, gravadora, pintora e um nome fundamental para a história da arte. Seus desenhos e gravuras já percorreram os cinco continentes e ilustram livros, revistas, jornais, convites, cartazes e outras peças gráficas. Sua opção pela figura humana e por temas de impacto social estão na raiz de toda a sua obra.

Nascida em Pelotas – RS, em 1936, graduou-se Bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes de Pelotas (UFPEL) aos 19 anos (1956). Transferiu-se para Porto Alegre em 1957. Cursou Licenciatura em Desenho e História da Arte na Faculdade de Educação da UFRGS (1972). Estudou com importantes mestres, como Aldo Locatelli, Xico Stockinger, Glenio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Danúbio Gonçalves e Anico Herskovits. Realizou mais de 60 exposições individuais no Brasil, Alemanha, Argentina, Bélgica, Colômbia, Espanha, Estados Unidos e Holanda, mostrando pintura, desenho e gravura em galerias e museus. Representou o Brasil em mais de 100 coletivas de Desenho e Arte Gráfica em 20 países, tendo conquistado 3 prêmios internacionais. Suas obras integram coleções particulares e públicas.

Ao comemorar 60 anos de trajetoria de arte, em 2016, a artista foi homenageada com uma exposição no MARGS intitulada “Rememórias”, que foi estruturada com obras de cinco personagens criados pela artista ao longo de sua trajetória. Três deles retratam diferentes faces de Clara: o Mágico, a Dama e o Quixote. Os outros dois, o General e o Candidato, abordam a situação politica do Brasil nos anos de chumbo, mas possuem surpreendente atualidade nos dias que o país está vivenciando. Essas cinco figuras permeiam toda a obra da artista, e aparecem em desenhos, gravuras e pinturas.

Na abertura da exposição, foi exibido o curta metragem “Clarita” sobre a artista. O filme, produzido e dirigido por Flávia Seligman, é um documentário de curta metragem (20 min) sobre a obra e o modo de trabalhar da artista, suas impressões e referências sobre a arte de Clara e os olhares de seus pares, como os artistas Anico Herskovits, Alfredo Nicolaiewsky, Liana Timm, Miriam Tolpolar e o olhar crítico do Professor Paulo Gomes, da curadora Paula Ramos e da escritora Christina Dias.