REGISTROS

NOTÍCIAS

II Encontro de Polos Regionais debate Ensino Médico em Caxias do Sul

Com coordenação dos diretor de Polos Regionais da Academia Sul- Rio-Grandense de Medicina, acadêmico Rogério Gastal Xavier, e do diretor adjunto acadêmico Darcy Ribeiro Pinto Filho, será realizado neste sábado, dia 30, das 9h às 11h30, o II Encontro dos Polos Regionais da ASRM, na Serra Gaúcha, abordando o tema Ensino Médico, a partir do curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul, considerado como modelo exemplar.

Antes do encontro, vai ocorrer a reunião ordinária da entidade, dirigida pelo presidente Luiz Lavinsky, a partir das 08h30, com a discussão e aprovação da Ata 281 e o período de Comunicações.

O acadêmico Xavier relembra que, na primeira gestão do presidente Luiz Lavinsky (2021-2022), foi instituída essa diretoria com o intuito de solidificar a abrangência de alcance da Academia a todos médicos do estado, após a constatação que a grande maioria dos atuais acadêmicos encontra-se na capital, ainda que uma substancial parcela seja oriunda do interior do estado o que, de certo modo, tem garantido o intercâmbio. Assim, em 27 de novembro passado, foi realizado o I Encontro dos Polos Regionais da ASRM de modo virtual e dirigido aos profissionais da saúde da Região Sudeste, com profissionais convidados das cidades de Pelotas e Rio Grande. Foram palestrantes os professores, diretores e reitores da UFPEL, UCPEL e FURG, sob a coordenação da acadêmica Ana Menezes, sobre a temática da Medicina Social.

Santa Maria

Rogério Xavier garante, ainda, que está nas metas da atual gestão realizar um Encontro dos Polos em Santa Maria, homenageando o colega recém-falecido acadêmico Valdir Veiga Pereira, hemato-oncologista de renome internacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),

Passo Fundo

Também deve ser promovido um novo encontro com a Academia Passofundense de Medicina, a única do interior do estado e sediada em Passo Fundo.

“Destarte, está entre os objetivos principais da ASRM, que completou 30 anos de fundação no mês de maio de 2020, estreitar as relações profissionais relacionadas à saúde e seguir trabalhando pela otimização do alcance dos excelentes progressos obtidos pela Medicina na atualidade à toda população do estado do RS”, afiança Rogério Xavier..

 

PROGRAMA DO ENCONTRO:

09:00h: ABERTURA DO ENCONTRO: PRESIDENTE LUIZ LAVINSKY

09:10h: “UCS – A UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA SERRA GAÚCHA”, PROFESSOR DOUTOR GELSON RECH, DD REITOR DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (20 MIN).

09:30h: “O CURSO DE MEDICINA DA UCS: OS PRIMEIROS 50 ANOS”, ACADÊMICO DARCY RIBEIRO PINTO FILHO, DD PROFESSOR DO CURSO MÉDICO DA UCS (20 MIN).

09:50h: “A CRIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO STRICTO SENSU NUMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR DO RS”, PROFESSOR DOUTOR ASDRUBAL FALAVIGNA, DD VICE-REITOR DA UCS (20 MIN).

10:20h: “O CURRÍCULO MÉDICO DA UCS: PARA ONDE ESTAMOS INDO?” ACADÊMICA MARIA HELENA ITAQUI LOPES, DD PROFESSORA DA UCS (20 MIN).

10:40h: “A ESCOLA MÉDICA DA UCS: DEPOIMENTOS DE PROFESSORES E ALUNOS”. DIREÇÃO DA PROFESSORA ANA PAULA AGOSTINI, DD COORDENADORA DO CURSO MÉDICO DA UCS (20 MIN).

11:00h: DEBATE COM OS PARTICIPANTES (20 MIN).

11:20h: ENCERRAMENTO: PRESIDENTE LUIZ LAVINSKY.