REGISTROS

NOTÍCIAS

Academia na AGU

Davi Bressler, Luiz F. Silveira Neto, Luiz Carlos C. da Silva, Mariana F. Figueiredo e Carlos Menke

Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina visita AGU

Por iniciativa do Acadêmico Luiz Carlos Corrêa da Silva, no dia 11 de Dezembro último a Academia participou de uma reunião na AGU – Advocacia Geral da União, para tratar de assunto relevante para a área da saúde. O Presidente Carlos Henrique Menke, como tem feito em outras oportunidades, fez-se presente e manifestou a disposição da Academia em apoiar todas as ações que beneficiem a saúde pública. O motivo desta reunião centralizou-se na ação civil pública, protocolada em maio deste ano, em que a AGU pede a condenação das maiores fabricantes de cigarros do Brasil e suas matrizes estrangeiras para ressarcirem os gastos da Rede Pública de Saúde da União com tratamentos de doenças relacionadas com o tabaco. Uma série de detalhes foram enfocados, particularmente sobre os danos que o tabaco vem causando à humanidade no último século sem que os responsáveis pelo produto ressarçam por prejuízos causados. Foi lembrada uma ação semelhante ocorrida no final da década de noventa, nos Estados Unidos, em que a juíza norteamericana Gladys Kessler conseguiu a condenação de empresas do tabaco a pagarem mais de duzentos bilhões de dólares aos cofres públicos daquele país para ressarcimento de gastos provocados pelos danos do tabaco. Esta ação da AGU local, dentro em breve, será analisada pelos tribunais competentes, esperando-se que represente um exemplo edificante para outros setores que comercializam produtos potencialmente prejudiciais para a sociedade.

Na oportunidade, o Presidente Menke entregou à Procuradora Mariana Figueiredo uma carta em que a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina se compromete a apoiar a AGU nesta ação e em outras do gênero que visem ao benefício da saúde pública.

O futuro da humanidade dependerá em muito da preservação da saúde, do meio ambiente, e do respeito aos direitos de cidadania.

Assim, nossa Academia mais uma vez cumpre sua missão!

A Diretoria

(enviado pelo acadêmico Luiz Carlos Corrêa da Silva – assessoria para assuntos internéticos)