REGISTROS

NOTÍCIAS

Academia de Medicina volta a realizar Encontros Literários

O tradicional Encontro Literatura e Medicina volta a ser promovido pela Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM) neste ano e no mesmo modo virtual consagrado em 2020, em razão das restrições sanitárias impostas pela pandemia. Na próxima terça-feira, dia 16, às 18h, através da plataforma Zoom, os acadêmicos Germano Mostardeiro Bonow e Carlos Antonio Mascia Gottschall falarão de temáticas literárias diversas, mas relacionadas à atividade profissional em saúde.

Na primeira parte do evento conduzido pelo presidente da ASRM, Carlos Henrique Menke e coordenado pelo acadêmico Rogério Xavier, Bonow vai discorrer sobre o enunciado “O que aprendi com Moacyr Scliar”. Bonow foi colega, na área do atendimento sanitário público, em Porto Alegre, do médico e escritor gaúcho imortalizado na Academia Brasileira de Letras (ABL).

No segundo momento do encontro, o cardiologista Gottschall falará sobre o conteúdo do seu livro “As duas cores do sangue. A saga da circulação” (Laux, Porto Alegre, 2020)
Com abordagem histórica da Fisiologia, da Medicina e da própria vida, a obra centra o foco na descoberta da circulação sanguínea, definindo-a como “a mais importante descoberta médica do milênio 1000-2000” feita em 1628 pelo inglês William Harvey, um dos médicos brilhantes e pesquisadores geniais que o Acadêmico homenageia.

Durante a reunião o acadêmico Rogério Xavier fará menção à efeméride de 27 de fevereiro, data em que faria 103 anos o Membro Honorário João Gomes Mariante, falecido em agosto passado. “Nosso decano foi inspirador dos encontros, e lúcido e ativo participante de eventos da Academia enquanto a saúde permitiu”, diz Xavier.