REGISTROS

NOTÍCIAS

96ª EXPOFEIRA EM PELOTAS

Visita da Academia na 96ª Expofeira em Pelotas

A Academia em Pelotas, por ocasião do lançamento do livro “Contos de Pégaso”, de autoria do Acadêmico Rogério Gastal Xavier, durante a 96a. Expofeira de Pelotas, no Sarau das 16 horas, no dia 12/Outubro, fez-se representar pelo Acadêmico Luiz Carlos Corrêa da Silva.

O casal Rogério e Maria Isabel (a alegre Bebela) Xavier, organizou um grupo de nove colegas e amigos que deslocaram-se de Porto Alegre para participar do “Sarau Arte na Rural”, dentro das programações da 93a. Expofeira de Pelotas, no Parque Ildefonso Simões Lopes. O Acadêmico Rogério Xavier fez a apresentação de alguns de seus Poemas e Contos, sendo acompanhado pela musicista Gloria Caringi na voz e violão. O Acadêmico de Literatura de Pelotas Dr Joaquim Moncks deu as boas-vindas, pilchado de gaúcho e recitando poemas seus, de Fernando Pessoa e Pablo Neruda. As atuais presidentes Nina Ferreira da iniciativa “Arte na Rural” e Ana Carolina Osório da Associação Rural de Pelotas fizeram suas saudações, destacando a importância deste ato cultural em meio à Feira de empreendedorismo dos agronegócios, para que se alcance o bom termo dos destinos do nosso estado e do país. O Acadêmico Luiz Carlos Corrêa da Silva se pronunciou representando o Acadêmico Carlos Henrique Menke, Presidente da ASRM, aliando a nossa Medicina e a nossa Cultura no RS. No dia seguinte, 13/10, Domingo, fomos obsequiados por um almoço campeiro com assado de cordeiro e um cardápio de extremo bom gosto, pela proprietária da Estância São José do Piratini, Maria Rita Berchon Sampaio, neta de um dos patronos de nossa Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, o médico Doutor Berchon, de Pelotas. Esta estância tendo sido um dos primeiros estabelecimentos rurais da Zona Sul, fundado por Antônio Gonçalves Chaves, líder político e empresarial, além de organizador da Charqueada São João, que hoje é a sede do Museu do Charque, e também o autor do primeiro livro sobre o estado do RS, tendo aqui recebido o naturalista Saint Hilaire.

O Acadêmico Rogério leu parte das suas poesias e o Acadêmico Luiz Carlos leu poema de sua lavra que escreveu sobre a reunião, lembrando sua terra natal Pelotas e expressando grande satisfação de estar representando a ASRM!