CADEIRAS - FUNDADORES

FUNDADOR

Roberto Medaglia Marroni

Roberto Medaglia Marroni, nasceu em Porto Alegre, RS, em 12 de setembro de 1920, filho de emigrantes italinos (Morano Calabro), Fidele Marroni (alfaite) e Angelina Medaglia (costureira) e faleceu em 31 de outubro de 1998, ás 11h 35 min no hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre ,aos 78 anos, deixando a esposa Helena Couto Marroni , dois filhos: uma professora pedagoga, um médico pediatra e seis netos.

Cursou o secundário no colégio Anchieta, em Porto Alegre, onde em 1936 | 38, mesmo sendo aluno ,pela sua capacitação e qualificação, foi convidado a ministrar aulas ,a seus colegas,como professor substituto ,de História , Geografia e Biologia, carreira esta que o acompanhou , junto com a clínica médica pediátrica, até 1962|63 neste colégio e no Colégio Farroupilha onde desempenhou além da atividade de professor de História , função de médico escolar e Diretor do Curso Secundário de 1950 á 1961.Cursou a Faculdade de Medicina de Porto Alegre – Ufrgs colando grau em 1945.

Desenvolveu suas atividades acadêmicas no departamento de Fisiologia, como monitor e na enfermaria de Pediatria da Sta. Casa de M. de Porto Alegre. Ministrando suas aulas de História no curso secundário, dedicou -se a Clínica Privada de Pediatria em seu consultório iniciando as primeiros cuidados de saúde em prevenção dos pequenos lactentes (em pré e pósnatal ), os primeiros cuidados nos disturbios de escolaridade ( Medicinia do Escolar e Medicina do Adolescente).

No período de 1950 aos anos 70 foi médico clínico e pediatra das empresas, Ferragem Kirch Hillman, Previdência do Sul Seguros e na Fundação A. J. Renner onde incentivou e criou a primeira creche para os filhos das mães operarias e o ambulatório em Medicina Geral de cuidados primários em Saúde.

Por suas atividades desenvolvidas recebe os títulos e certificados das Sociedades , Brasileira de Pediatria,de Médico Pediatra e da Brasileira Medicina do Trabalho de Médico do Trabalho, assim como de suas regionais, é outorgado, também , pelo Ministério da Educação e Secretaria de Estado com o título e a capacitação de Professor de ensino nas escolas secundárias,

Pertenceu ao corpo clínico do hospital Moinhos de Vento onde ocupou como convidado a consultor da área médica no desenvolvimento do berçário (centro de neonatos) e futuras enfermarias pediátricas, como médico credenciado atuou em quase todos os hospitais de Porto Alegre (Fêmina, Ernesto Dornelles, Sto. Antonio, Divina Providencia).

Entre as entidades médicas em que atuou destaca-se sua participação no Conselho Regional de Medicina – CREMERS -onde por 10 anos foi conselheiro eleito,priorizando as relações humanas entre médicos , pacientes e comunidade como relator de vários processos éticos julgados neste conselho, estes preceitos éticos seriam o início a caminhada à Bioética.

Na medicina do esporte desenvolveu atividades junto ao Grêmio Esportivo Renner , mantido pela Fundação Renner onde era médico chefe, (campeão gaúcho de1954) e é claro no glorioso alvi-azul, “O LEÃO DA MONTANHA “, seu amado e querido “ESPORTE CLUB CRUZEIRO”, concorrente da Dona Helena nas tardes de domingo e em algumas madrugadas semanais . Foi torcedor, conselheiro , Presidente do Conselho Deliberativo e Patrono nesta última década. Em outubro de 1989 recebe a Ordem do Mérito das Entidades Médicas Gaúchas; em 12 de outubro de 1989 recebe o Título de Sócio Jubilado do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e Comenda de Mérito Médico; em junho de 1991 é membro fundador da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina; em dezembro de 1995 recebeu o Diploma de Jubileu de Ouro da Associação Médica do Rio Grande do Sul.