CADEIRAS - MEMBROS TITULARES

TITULAR

Paulo Sérgio Crusius

Paulo Sérgio Crusius, filho de Ervin Crusius e Maria Fialho Crusius, nasceu em Marau, em 10 de outubro de 1943. É casado com Delcídia Ughini Crusius e é pai de quatro filhos, dos quais três são médicos e um é economista.

Iniciou sua formação escolar no ensino básico do colégio Nicolau Araujo Vergueiro, em Passo Fundo. De 1958 a 1961, cursou o ensino médio científico no Colégio Anchieta de Porto Alegre,

Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1962, recebendo o grau de Médico em 1967.

Foi residente em clínica neurológica em 1968 na Santa Casa de Porto Alegre, na enfermaria do Professor Celso Aquino. Em 1969 iniciou a formação neurocirúrgica no Hospital Beneficência Portuguesa, no serviço do Professor Mário Coutinho.

De 1970 a 1972 segue sua formação em neurocirurgia no National Hospital for Nervous Disease, em Londres, sob a orientação dos Professores Valentine Logue e Lindsay Symon. Também fez estágio no Kanton Hospital de Zürich, com o Prof. M.G. Yasargil.

Retornou a Passo Fundo ao fim de 1972, onde iniciou suas atividades profissionais. Foi professor fundador da disciplina de neurocirurgia na Faculdade de Medicina, da Universidade de Passo Fundo, onde mantém suas atividades docentes até o momento. Fundou o Instituto de Neurologia e Neurocirurgia de Passo Fundo em 1974, tendo sido pioneiro na  formação de médicos  especialistas em neurocirurgia no interior do estado do Rio Grande do Sul, com programa de residência médica credenciado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) em 1978.

Como médico neurocirurgião visitante esteve em centros importantes como Barrow Neurologic Institute (Phoenix, EUA), Saint Louis School of Medicine (Saint Louis, EUA), Cornwell  Medical Center (New York, EUA), Centre Hospitalier Universitaire de Caen (Caen, França), Neurosurgical Department, Glasgow School of Medicine (Glasgow, Escócia), Columbus Medical Center, School of Medicine (Chicago, EUA).

Publicou dezenas de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, e foi autor de capítulos em livros sobre neurocirurgia, com destaque para a doença metastática cerebral. Foi palestrante em congressos nacionais e internacionais. Participou de comissões de ensino da SBN, especialmente a Comissão de Aperfeiçoamento, da qual foi membro efetivo durante 9 anos. Mantém atividade em cursos de aperfeiçoamento e congressos da SBN.

 

Dentre seus títulos destacam-se:

– Sócio efetivo da Sociedade de Neurologia e Neurocirurgia do Rio Grande do Sul;

– Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia;

– Membro Titular da Academia Brasileira de Neurocirurgia;

– Diretor do Serviço de Residencia Médica em Neurocirurgia INN/SBN (S52);

– Paraninfo de turma de formandos na Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo em 2003 e 2008, e patrono em 1999, tendo sido professor homenageado por diversas outras turmas;

– Cidadão honorário de Passo Fundo;

– Homenageado pela câmara municipal de vereadores de Marau com a Comenda da Ordem Municipal do Migrante Grande Empreendedor;

– Membro da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Nela, ocupa a cadeira de número 9, que tem como patrono o doutor Bruno Atílio Marsiaj e que, anteriormente, foi ocupada pelo doutor Fernando Carneiro Becker, um dos fundadores da Academia.