CADEIRAS - MEMBROS TITULARES

1º TITULAR

Lúcio Bakos

Lúcio Bakos nasceu em Zara, na Itália (atualmente denominada Zadar e pertencente à Croácia), em 18 de novembro de 1942, filho de Antonio Bakos e Nevenka Bakos.

Realizou três anos do curso primário em Treviso, na Itália, completando o curso no Colégio Concórdia, em Porto Alegre, onde também concluiu o ensino ginasial.

Cursou o curso científico no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, completando-o em 1960. Em 1961 ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde se formou em 1966.

Foi Monitor da Cadeira de Dermatologia e Sifiligrafia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na 5a Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, sob a Cátedra do Prof. Clovis Bopp. No ano de 1967, foi um dos dois primeiros médicos Residentes em Dermatologia no Rio Grande do Sul, inaugurando os programas de Residência Médica na especialidade, concluindo o curso em 1968.

Em 1969 ingressou na carreira universitária, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na qualidade de Auxiliar de Ensino Superior, categoria equivalente ao atual Professor Auxiliar, posteriormente passando para Professor Assistente. Em 1970, inicia

atividades na Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, como Médico de Saúde Pública. Atuando na Dermatologia Sanitária, mais especificamente no Núcleo de Profilaxia da Lepra (atualmente Hanseníase) e no de Doenças Venéreas (atualmente DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis), chegou à Chefia deste em 1974.

De 1971 a 1972 realiza estágio de especialização na Inglaterra, no Serviço de Dermatologia do Addenbrooke’s Hospital, da Cambridge University, sob a chefia do Dr. Arthur James Rook, autor e editor de uma das obras mais clássicas da Dermatologia, o “Rook’s Textbook of Dermatology”, atualmente em sua oitava edição.

Fundou, em 1982, o Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, exercendo sua chefia desde então. Inaugurou, no ano seguinte, o programa de Residência Médica em Dermatologia e, mais tarde, o Curso de Especialização em Dermatologia daquele hospital, sendo coordenador de ambos os cursos, formadores de boa parte dos especialistas em nosso estado. Iniciou, em 1984, a “Jornada de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre”, este ano em sua 24a.edição anual ininterrupta, evento constante do calendário de eventos da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em conjunto com a Associação Médica Brasileira, pontuando para o programa de educação médica continuada e atualização na especialidade.

No ano de 1986, concluiu o curso de Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, obtendo o título de Mestre em Medicina (Dermatologia), com a dissertação intitulada “Tumores granulocelulares múltiplos cutâneos: estudo de sua associação com alterações craniofaciais, cardiovasculares e pigmentares” – possível síndrome ainda não identificada como tal – orientado pelo Prof. Ruben David Azulay, Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, trabalho este publicado no International Journal of Dermatology. Foi para Londres, em 1988, como Bolsista da CAPES, para pesquisa de Doutorado em Hanseníase, na London School of Hygiene and Tropical Medicine, de lá retornando em 1989. Defendeu a Tese intitulada “Análise imunohistoquímica dos nervos cutâneos em reações de Mitsuda positivas”, obtendo o título de Doutor, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1990.

Logo a seguir, se torna Professor Orientador do Programa de Pós Graduação em Clínica Médica da UFRGS, sendo o primeiro doutor na área da Dermatologia em Porto Alegre, iniciando a formação de Mestres e Doutores nesta área de concentração até então carente de pós-graduados.

Participou de 11 bancas examinadoras de pós-graduação e orientou, neste programa 7 mestres e 1 doutor até o momento.

Em 1992, faz concurso para Professor Titular de Dermatologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou de mais de 80 congressos nacionais e internacionais,

neles apresentando mais de 100 trabalhos e palestras, obtendo 9 prêmios.

Publicou, como autor ou colaborador, mais de 30 artigos em revistas internacionais, cerca de 50 em revistas nacionais e mais de 10 capítulos de livros, sendo tradutor das edições brasileiras de dois livros ingleses sobre hansenologia.

Foi presidente da secção RS da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em 1973, e presidente do 57o. Congresso Brasileiro de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de

Dermatologia, em 2002, em Porto Alegre. É Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da International Society of Dermatology, da European Academy of Dermatology and Venereology e Membro Vitalício da American Academy of Dermatology . Em 2000 recebeu o título de Membro Honorário da Sociedade Argentina de Dermatologia.

É Coordenador da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, desde 2005, tendo recebido, em 1996, o título de “Destaque da Cancerologia” pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul. Sua dedicação ao estudo dos melanomas cutâneos iniciou em 1972, com uma pesquisa epidemiológica e histopatológica destas neoplasias enquanto na Inglaterra, lá publicada e citada em edições de livros de Dermatologia da década seguinte como pioneira com esta metodologia naquele país. Para estimular o estudo dos melanomas em nosso meio, organizou e presidiu a Primeira Conferência Nacional de Melanomas, realizada em Porto Alegre, em 1997, este ano em sua sétima edição bi-anual, sendo idealizador e Membro Fundador do Grupo Brasileiro de Melanomas, hoje com sede em São Paulo.

Em 2006, um grupo de autores italianos publicou no International Journal of Dermatology o relato do 14o. caso mundial de pacientes com tumores granulocelulares

múltiplos cutâneos, associados a alterações sistêmicas, sugerindo que, a este quadro sindrômico, seja conferido o nome de “Síndrome de Bakos”, em homenagem a quem primeiro apontou para as características sindrômicas daquele quadro patológico.

É casado com Margaret Marchiori Bakos, historiadora e professora universitária, com a qual tem dois filhos: Renato, também médico dermatologista e Mauricio, administrador e empresário.