CADEIRAS

FUNDADOR

Joel Felippe Sperb de Barcellos

Joel Felippe Sperb de Barcellos nasceu em Lajeado, em 17 de maio de 1937, filho de Lycério Barcellos e Rosalina Sperb de Barcellos. Cursou o primário no Colégio Santa Inês e o secundário no Colégio Anchieta. Casado com a arquiteta Luiza Maria
Hoffmann de Barcellos, tem quatro filhos: Cláudia e Cristiane, médicas, Gustavo, administrador de empresas e Leonardo, estudante.
Cursou Medicina na Faculdade de Medicina da UFRGS, colando grau em 1961. É especialista em cirurgia plástica pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Foi por dez anos médico do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, no setor de Cirurgia Plástica e Queimados (1963-1972). Foi responsável pelo Setor de Cirurgia Plástica do Hospital da Criança Santo Antônio (1964-1987) e médico do Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (1964-1987).
Sua atividade docente teve início como Auxiliar de Ensino (1964) na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, passando a Professor Assistente (1978), Professor Adjunto I (1982), Professor Adjunto II (1984), Professor Adjunto III (1986) e Professor Adjunto IV (1988). Na UFRGS, iniciou como Professor Assistente 1 (1980), Professor Assistente
2 (1983), Professor Assistente 3 (1985) e Professor Assistente 4 (1987). Exerce atividade clínica e cirúrgica na área de sua especialidade, cirurgia plástica, em consultório particular e em hospitais.
Freqüentou mais de quarenta cursos no Brasil na sua área de interesse e mais de dez no exterior. Tem publicações em capítulos de livros e em revistas médicas (versando so bre cirurgia plástica, fissuras labiais, fissuras labiopalatinas e tratamento ambulatorial de queimados, entre outros). Integrou bancas examinadoras para concursos para professor, para
residência médica e para trabalhos de conclusão.
Foi professor homenageado de dez turmas de formandos em medicina. Participa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, na qual exerceu mandatos como secretário, tesoureiro, vice-presidente, membro do Conselho Deliberativo. Sócio correspondente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva; sócio da Sociedade Latino-americana de Cirurgia Plástica, Membro fundador do Capítulo de Cirurgia Estética e do Capítulo de Queimaduras da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; Member of the International Society for Burn Injuries, figuram entre outras distinções.