CADEIRAS - FUNDADORES

FUNDADOR

Fernando Carneiro Becker

Fernando Carneiro Becker, filho de Oscar Wiedemann Becker e Francisca Carneiro Becker, natural de Porto Alegre, nasceu em 18/8/1918. Cursou o primário no Colégio Farroupilha e o secundário no Ginásio Anchieta.
Formou-se em 1940, na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, hoje Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Casou-se com Dora Maria Fontoura Becker. Tiveram 4 filhos: Fernando, médico geriatra, Oscar Antonio, administrador, Alice, médica psiquiatra e Luiz Felipe, advogado.
Durante o curso médico, foi interno da 10ª Enfermaria (Cirurgia de Mulher) da Santa Casa de Misericórdia, dirigida pelo prof. Alfeu Bicca de Medeiros. Foi interno da Emergência da Santa Casa durante o ano de 1941. Foi diretor da 11ª Enfermaria da Santa Casa (Cirurgia e Ortopedia de Mulheres), de 1943 a 1962.
Foi vice-diretor e depois diretor clínico do Hospital Ernesto Dornelles. Foi discípulo do Dr. Fernando Paulino (Rio de Janeiro).
Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia; Membro Titular do Colégio Americano de Cirurgiões, Membro Titular do Colégio Internacional de Cirurgiões e Sócio Fundador da Amrigs.
Médico estagiário do Hospital Rawson (Buenos Aires) com os profs. Alfonso Albanese, Ricardo Finochietto e A. Lassala. Como médico visitante, esteve no Memorial Center com o prof. G. Pack; na Maio Clinic, com profs. Waugh e Clagget; na Lahey Clinic, com o prof. R. Cattel e Kennet Warren; no Mass. General, em Boston, com prof. R. Sweet; no Saint Clre’s Hospital, em Nova York, com o prof. John Maden; em Lyon, no serviço do prof. H. Mallet-Guy; no Hospital Saint Antoine, com os profs. J. Caroly e H. Hivet; em Filadélfia, com os profs. H. Bochus e H. Bacon; no New York Hospital, com o prof. Frank Glenn; no Peter Bent Hospital (Harvard), com o prof. Francis Moore.

Participou dos congressos do Colégio Americano de Cirurgia em Chicago, Atlantic City, Miami,New Orleans, São Francisco e Honolulu. Participou do Congresso Mundial de Cirurgia em Munich e de Gastroenterologia em São Paulo.
Irmão Benemérito da Santa Casa de Misericórdia. Participou de inúmeros Congressos Brasileiros de Cirurgia e Gastroenterologia.