CADEIRAS - MEMBROS TITULARES

1º TITULAR

Carlos Henrique Menke

Nascido em Porto Alegre no dia 21 de setembro de 1940, filho de Carlos Germano Henrique Menke e de Maria Clotilde Menke, fez o Curso Primário no Colégio Nossa Senhora das Dores no centro da capital. Depois, transferiu-se para o Colégio Rui Barbosa, onde concluiu o Curso Científico em 1959. No verão de 1960 foi aprovado no Concurso Vestibular para a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante os tempos acadêmicos, de 1962 a 1965, quando se formou, participou do Coral Sinfônico da UFRGS, regido pelo saudoso maestro Pablo Komlós e que se apresentou várias vezes no Brasil e no exterior. No final do curso optou por se dedicar à especialidade de Ginecologia e foi, junto com o Prof. Waldemar Augusto Rivoire, os primeiros residentes da Cátedra de Ginecologia, da Enfermaria 22, da Santa Casa. Por essa época,ainda estudante, mostrou o seu lado esportivo, pois,ensinado pelo pai, começou a escrever uma coluna dominical no Correio do Povo, intitulada “Cinegética”, sobre temas de caça,pesca e natureza, que sobreviveu por 20 anos, até que o jornal saiu de circulação. Desde cedo revelou inclinação, inspirado pelo Prof. Werner Soldan e pelo Prof. José Silveira Osório, respectivamente, pelas sub-áreas da oncologia genital e pelas doenças da mama (que, na época, não existia como Mastologia). Durante a residência casou com a Professora de Pedagogia Marisa Lima Menke – que mais tarde também entraria para a UFRGS – com a qual teve três filhos Andréa, Alessandra e Fabiano ( este assumiu como Professor de Direito da UFRGS em junho de 2012).

Terminados os três anos de residência, continuou na Enf. 22 como estagiário, prestando auxílio nas tarefas de ensino, até que, em março de 1972, foi contratado como médico ginecologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que estava abrindo as suas portas. Um pouco antes disso, fora convidado para trabalhar como ginecologista do então Instituto Nacional da Previdência Social, em Canoas. Tornou-se médico-sócio do SEG – Serviço Especializado de Ginecologia, atuando na área da prevenção do câncer ginecológico, em companhia de Werner Soldan, Jenny Soldan e Dorothéa Ferlin. Em 1974 foi aprovado no Concurso TEGO – Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, conferido pela FEBRASGO. Também em fevereiro de 1974, por estímulo do Prof. Fradique Correa Gomes, criou o Setor de Patologia Mamária do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HCPA/UFRGS, do qual permaneceu como responsável até 1989. Em 1975 ingressou no Corpo Clínico do Hospital Moinhos de Vento. Já em 1979 criou e foi o primeiro Editor do Boletim da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do RS – SOGIRGS. Em 1980 é nomeado Professor Assistente do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FAMED/UFRGS, tendo galgado todos os postos da hierarquia funcional até aposentar-se compulsoriamente como Professor Associado iV (2010). No início da década de 80 a Mastologia se firmou como especialidade e,então, obteve o TEMA – Título de Especialista em Mastologia, outorgado pela Sociedade Brasileira de Mastologia.

Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional do RS, entre 1981 e 1986 por dois mandatos, quando criou o primeiro boletim nacional da Sociedade Brasileira de Mastologia, denominado “Coletânea de Mastologia” e foi o Presidente do VII Congresso Brasileiro de Mastologia e da Comissão Organizadora do VI Congresso Latino-americano de Mastologia, realizados concomitantemente na cidade de Canela/RS, em abril de 1986. Em 1981 fez um Fellow na Breast Unit ( Prof. Caldwell Esselstyn) da Cleveland Clinic, Ohio, EUA e,no regresso, introduziu a cirurgia conservadora do câncer de mama na rotina assistencial do Hospital de Clínicas, tendo sido um dos pioneiros nessa modalidade em todo o país. A partir de 1988, passou a dedicar-se exclusivamente à Mastologia em sua clínica privada. De 1989 a 1993 ocupou a Chefia do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HCPA/UFRGS. Outra iniciativa importante foi a fundação, em 1991, da LAAPAC – Legião Assistencial de Apoio ao Paciente com Câncer , que hoje se transformou no corpo de voluntariado do HCPA. Também em 1991, viu-se escolhido como Paraninfo da Associação da Turma Médica da FAMED/UFRGS. Nesse mesmo período, fundou e foi o primeiro Presidente do Centro de Estudos do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia (CESGO). Em 1993 foi guindado à Adminitração Central do HCPA, ocupando por dois anos o cargo de Adjunto da Vice-Presidência Médica. Recebeu o título de Professor Convidado (Docente Invitado) da Faculdade Nacional de Medicina de Rosário,Argentina, em 1994. Já em 1997, fundou o Serviço de Mastologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Introduziu, no Rio Grande do Sul, a técnica da biópsia do linfonodo sentinela por radiofarmaco ( em colaboração com a Acadêmica Beatriz Amaral), em 1998. Elegeu-se Chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia para o período 1999-2002. A partir de 2000, tornou-se Pesquisador Associado do International Breast Cancer Sudy Group, com sede em Berna, na Suíça e,também, membro efetivo da American Society of Breast Disease.

Obteve dois títulos de Sócio Honorário: da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia (Goiânia,2002) e da Sociedad Peruana Del Climaterio (Lima,Peru,2003). Integrou a Comissão Científica do Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do HCPA de 2002 a 2008. Em 2005 foi Professor Homenageado da ATM/FAMED/UFRGS e alcançou o título de Doutor em Medicina pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas – FAMED/UFRGS. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia em duas gestões, tendo concluído em 2010. Criou o primeiro “Banco de Tecidos/DNA de Câncer de Mama” do Brasil, em 2004. Ganhou o Prêmio de Oncologia, na categoria Saúde Pública com o trabalho “Grupo Colaborativo para o Estudo da Genética do Câncer de Mama/Ovário no RS: implantação do Banco de Tecidos/DNA”. Novartis, São Paulo,2005. Ainda em 2005, recebeu o Prêmio Nacional João Sampaio Góes Jr, da Sociedade Brasileira de Mastologia, pelo melhor trabalho apresentado no XII Congresso Brasileiro de Mastologia, no Rio de Janeiro. Logrou o Primeiro Prêmio no Concurso Fotográfico Internacional sobre Mama e Natureza, promovido pelo International Breast Cancer Study Group, Berna,Suíça, com a foto “The Sailing Breast”. Junto com equipe do Serviço de Mastologia, lançou o livro “Rotinas em Mastologia”, Editora Artmed, Porto Alegre,2006. Publicada em Buenos Aires, foi co-autor da obra “Manual de Microcalcificaciones Mamárias”. Em julho de 2008, fundou a ESCO – Escola Superior de Cirurgia Oncoplástica da Mama, com sede no HCPA. A produção intelectual consta de 12 artigos em revistas internacionais, 45, em periódicos nacionais, 4 livros como autor, 22 capítulos como colaborador, 279 participações em congressos, simpósios e cursos como conferencista, debatedor e coordenador. Em 2009 recebeu a distinção de Comendador da Sociedade Brasileira de Mastologia. Como co-autor lançou a 5ª edição do livro “Rotinas em Ginecologia”, Artmed, Porto Alegre,2010. Foi Coordenador Técnico do Projeto Mama HCPA/AVON, em 2011, que introduziu importantes melhorias no diagnóstico e tratamento do câncer de mama no Hospital de Clínicas. Foi empossado na Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina no dia 24 de maio de 2012, ocupando a cadeira número 4, cujo patrono é o Prof. Antônio Saint-Pastous de Freitas.