Barra topo

Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina

Rua Bernardo Pires, 280, Sala 402 - CEP 90620-010
Porto Alegre - Rio Grande do Sul
(51) 3217-0666 - secretaria@academiademedicinars.com.br
Artigo - Artigos - Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina Artigo
02/08/2017
Nota do Presidente

É uma honra poder associar-me a esta tão qualificada diretoria, na missão de conduzir os destinos de nossa Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina no período de 2017-2018. Confesso que me sinto emocionado, nas manhãs do último sábado de cada mês, quando tenho o mágico privilégio de dirigir-me aos ilustres confrades e confreiras como seu presidente.

Quando imaginaria eu presidir uma Academia, onde circulam os professores que me formaram e os colegas que mais respeito! Nossa Academia representa o que há de melhor na Medicina de nosso Estado. E espero que nossa diretoria corresponda às expectativas de todos. 

O que desejamos? Uma Academia que exerça as funções descritas em seu estatuto. Fundada em 19 de maio de 1990 e com estatuto registrado em cartório em 19 de abril de 1991, somos pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e com finalidade científica e cultural.

Nossa finalidade resume-se em contribuir para o desenvolvimento e progresso da Medicina e da Ciência, colaborar com as autoridades em assuntos da saúde, manter intercâmbio com entidades afins e cultivar a memória da Medicina de nosso Estado.

Pois será esta a nossa linha de atuação: cumprir o estatuto, mas também, humildemente, tentar aprimorá-lo. Neste sentido, nossa diretoria explorará estas quatro vertentes fundamentais. Nossas sessões mensais terão um novo formato, visando trazer o novo e o estado da arte. Traremos à discussão os temas médicos que mais nos preocupam como cidadãos. Promoveremos o intercâmbio com outras academias. Passo Fundo será o primeiro. A vinda da Diretoria da Academia Nacional de Medicina o segundo.

Cultivar nossa memória médica é tarefa cumprida magistralmente pelo Museu da História da Medicina. Contudo, temos um papel estatutário a cumprir. Utilizaremos o Jornal e outras mídias para divulgar a biografia de nossos grandes mestres. Promoveremos a cultura e a sessão de Medicina e Literatura é exemplo.

Muito importante, realizaremos também um Fórum de debates, no qual discutiremos com profundidade uma visão de futuro para a Academia, incluindo a partir deste uma série de ações, que nos permitam atingir estes objetivos.

Atenciosamente, Acadêmico Gilberto Schwartsmann

Autor: Gilberto Schwartsmann