APRESENTAÇÃO

30 anos de história

Fundada em 19 de maio de 1990, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, por 20 destacados médicos de diversas especialidades, a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM) foi crescendo ao longo do tempo e hoje conta com 87 membros, sendo 60, Titulares, 11 Eméritos e 9 Honorários. É uma entidade civil sem fins lucrativos, objetivando a promoção da ciência, a defesa da ética e a prestação de serviços à comunidade. Colabora com as autoridades em assuntos de saúde pública e realiza intercâmbio com as sociedades afins. Recentemente, se agregaram ao quadro 13 médicos jovens, integrantes do Programa Novos Talentos.

A ASRM promove Reuniões Científicas Mensais, bem como Encontros de Literatura e Medicina com variados temas culturais. Em 2004 inaugurou sede administrativa própria, que agora foi denominada de “Espaço José Carlos da Costa Gama”. Com o isolamento social determinado pela pandemia, todas atividades acadêmicas tornaram-se virtuais com boa aceitação dos confrades e confreiras. Para marcar o 30º Aniversário, a ASRM está lançando um livro comemorativo que contem um resgate de boa parte da memória da medicina gaúcha.

Ressalte-se, sempre, o ambiente de fraternidade que caracteriza a entidade, discutindo ciência, cultura e temas sociais. Como fazia Platão  nos subúrbios de Atenas -  na Academia  amadurecemos o espírito, crescemos em sabedoria e compartilhamos com os mais jovens.

Carlos Henrique Menke

Presidente